livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Conquista de Lisboa aos Mouros (1147)

Conquista de Lisboa aos Mouros (1147) / Narrada pelo Cruzado Osberno, testemunha presencial. / Texto latino e sua tradução para português pelo Dr. José Augusto de Oliveira. / Prefácio do Engenheiro Augusto Vieira da Silva

Lisboa – S. Industriais da C. M. L. – 1935. In-8º de 88 [aliás, 190] págs. Br.

Quer o frontão da capa quer o do rosto, rigorosamente iguais, indicam tratar-se do “Complemento ao volume II da «Lisboa Antiga», de Júlio de Castilho”. O volume foi ilustrado em folha preliminar destacada por uma reprodução da primitiva estatueta de mármore de Afonso Henriques (1147) que assinala a evocada conquista de Lisboa; logo depois por uma outra reproduzindo o desenho de um manuscrito medieval; e no final por uma outra ainda, em quadra desdobrável, com a gravura dos lambris de azulejo que em 1935 celebravam a mesma efeméride no Convento de São Vicente-de-Fora. Além dessas há várias ilustrações no texto.

Exemplar por estrear, conservando os cadernos por abrir. Dois pequenos vincos na frente da capa (cabeça e pé), que apresenta uma por enquanto muito ligeira folga face ao volume.

18€