livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Camões — Os Lusiadas

(Edição consagrada a commemorar o terceiro centenario do poeta da nacionalidade portugueza, pelo Gabinete Portuguez de Leitura no Rio de Janeiro / Revisão do texto do Poema e observações philologicas, por Adolfo Coelho; prefacio critico, de Ramalho Ortigão; noticia historica do Gabinete Portuguez de Leitura, de Reinaldo Carlos Montoro)

Anno MDCCCLXXX. Lisboa: Na officina de Castro Irmão Impressor (Rua da Cruz de Pau n.o51, a Santa Catharina). In-4º de XCIII, [III], 422, [VIII] págs. Enc.

É bem conhecida esta edição de luxo sob o patrocínio do Real
Gabinete Português de Leitura então fundado, numa rua que se passou a chamar Luís de Camões, em pleno centro do Rio de Janeiro; graficamente apuradíssima, tendo as páginas capitulares ilustradas com graciosidade. Bastante extenso o famoso prefácio de Ramalho, «Luís de Camões, a Renascença e os Lusíadas», de que logo haveria edição autónoma em língua francesa (também temos um exemplar).
Luxuosa q.b. igualmente a encadernação da própria editora, em percalina espessa gravada com abundância a ouro sobre ambas as pastas e a lombada, sendo ainda dourado por inteiro o corte das folhas. Houve outras variantes para a capa: azul, verde, etc.

Exemplar bem conservado no miolo, mas algo prejudicado pela condição da lombada, com falhas nas extremidades, um rasgão e dois restauros, já antigos, em consequência disso; e a precisarem de ser renovados.

60€ (reservado)