livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Códice Bastião Lopes

Códice Bastião Lopes (de autor anónimo) / Introdução de Luís de Albuquerque / Descoberta do Mundo (ciclo de edições comemorativas dos centenários das grandes navegações portuguesas, de Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral (1487-1500)

Imprensa Nacional-Casa da Moeda. (Acabou de imprimir-se em Outubro de mil novecentos e oitenta e sete nas Oficinas Gráficas da (...)). In-8º de XXII, 30, [IV] págs. Enc. 

É importante a extensa exposição preliminar de Albuquerque, explicando até onde era então possível o que se sabia e as vicissitudes pelas quais passara este manuscrito quinhentista muito inseguramente atribuído ao cartógrafo – até aos anos 70 mais conhecido no estrangeiro do que cá, onde chegou comprado em leilão pela Gulbenkian, após ter transitado das mãos do lusitanista Charles Boxer para um antiquário norte-americano. O códice é aqui reproduzido em fac-simile sobre folhas de papel couché.

Do volume foram impressos 2000 exemplares na “edição normal” e 1000 na “edição de luxo” encadernada e revestida de seda preta, com um cliché e gravações a ouro na frente; esta dividida em duas séries de 500, uma destinada a ofertas e outra que entrou no mercado; pertencendo este exemplar a esta última tiragem especial posta à venda; e tendo o cliché ligeiramente raspado, defeito que, a ser verdade o que diz a carta manuscrita de oferta que ainda conserva, seria já de origem.

25€