catálogo on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com

.

.

Abade de Jazente — Poesias (texto integral da 1ª edição)

Imprensa Nacional - Casa da Moeda (Esta edição foi composta e impressa por Sociedade Industrial Gráfica Telles da Silva, Lda. / Acabou de imprimir-se em Novembro de 1985). In-8º gr. de 561, [ii], [I] págs. Br.

“ 'Abade de Jazente’ é o nome da função que desempenhou durante a maior parte da sua vida (1719-1789) Paulino António Cabral, a quem um editor do Porto acrescentou em 1786 o apelido 'Vasconcelos’. Acidentalmente foi um dos maiores poetas menores portugueses do século XVIII”, lia-se no início da nota final na face inferior da capa, seguindo a toada de Miguel Tamen – que num monótono prefácio académico, estendendo-se por duas monótonas dezenas de páginas, arguía este poeta de monotonia... acusação algo injusta para um sonetista que, não tendo o génio de um Camões, um Bocage ou um Antero, tinha porém muito mais graça (pelo menos a que vem com letra pequena). Certeira, certeira era essa nota ao assim rematar: “poetas bem menores têm bibliografias bem maiores”...
A anterior integral datava de 1909, e depois desta, saída precisamente há 40 anos, nenhuma mais houve. Veremos se a antologia acima apresentada, pela conterrânea Officina Noctua, consegue alguma coisa quanto a isso, chamando a atenção para este injustamente esquecido senhor.

28€