livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Joaquim Veríssimo Serrão ― Santarém: História e Arte

Santarém: História e Arte, por (...), licenciado em Letras, Leitor de Língua Portuguesa na Universidade de Toulouse

Edição da Comissão Municipal de Turismo de Santarém / 1951. (Composto e impresso na Tipografia Dias Ferreira). In-8º gr. de 78, [6] págs. Br.
 
Hoje de considerável raridade, foi este um dos trabalhos iniciais de Serrão, que, apesar de algumas tolices – já cá são costume... – em matéria de História Antiga, constitui um interessante repositório «panorâmico» de apontamentos sobre a cidade, quase sempre apresentandos em relação com os principais habitantes (naturais e adoptivos) que teve: passando por Passos Manuel, Garrett e Herculano, Anselmo Braancamp e Sá da Bandeira, Pedro Álvares Cabral, Frei Luís de Sousa, Guilherme de Azevedo, etc. O volume conta com mapas (um deles, em folha preliminar desdobrável) e abundantes gravuras com variadíssimas imagens, fotográficas e artísticas, da terra e dos monumentos.
Exemplar em bom estado no miolo, sem defeitos significativos, que apenas existem à superfície: alguma folga da lombada sobre o encaixe e pequenas manchas e marcas de corrosão na face inferior da capa, toda entretanto recoberta de papel transparente.
 
25€