livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Joaquim Veríssimo Serrão ― Santarém: História e Arte

Santarém: História e Arte (2.ª edição refundida, com a colaboração artística de A. Braz Ruivo)

Edição da Comissão Municipal de Turismo de Santarém, 1959. (Comp. e imp. nas oficinas da Atlântida – Coimbra). In-8º de 204, [2] págs. Br.
 
“Impunha-se, pois, uma nova edição de Santarém – História e Arte que, tendo em conta a promessa do título, conferisse ao texto uma fonte documental de melhor conteúdo e lhe retirasse o carácter de simples «roteiro» com que aparecera à luz, em 1951. Aqui a apresentamos, completamente refundida, situando-a entre o guia prático e a obra de erudição, e fazendo-a assentar em base erudita para permitir aos estudiosos a concretização e alargamento das várias matérias que trata./ Tão profunda será a diferença entre a edição de 1951 e a que agora se publica, que talvez se pudessem, com acerto, definir de livros distintos, sòmente se reconhecendo pelo título a identidade do trabalho”.
Entremeando em todas elas folhas hors-texte com fotogravuras e gravuras dos trabalhos de Brás Ruivo, o autor apresentou aqui as secções principais de capítulos «História de Santarém», «Santarenos Ilustres», «Belezas Naturais de Santarém», «Santarém Antiga», «Recheio Monumental de Santarém» e «Arquitectura Civil».

Bom exemplar, sem defeitos a salientar.
 
25€