livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Ângela Beirante ― Santarém Quinhentista

Lisboa, 1981. (Distribuidora: Livraria Portugal. Composição e impressão: Ramos, Afonso & Moita). In-8º gr. de 309, [3] págs. Br.

“Este estudo é a continuação de um outro já editado pela Universidade Nova, com o título de Santarém Medieval. Durante a pesquisa documental, que venho realizando há já alguns anos, fui reunindo material variado relativo aos séculos XII a XVI. Ao reflectir demoradamente sobre ele e ao tentar integrá-lo num trabalho de conjunto, deparei com sérias dificuldades. Verifiquei que o século XVI tinha uma individualidade própria em relação à Idade Média. Sendo o seu herdeiro e mantendo-a viva em muitas das suas facetas, há nele um conjunto de novidades que lhe imprimem uma dinâmica diferente, um ritmo novo que anima estruturas velhas. / O século XVI assiste à formação de impérios à escala do globo e à formação política de estados e principados, mecenas da arte e do pensamento. (...) Lisboa é cabeça de império e Santarém, como porto do grande rio que é o Tejo, entra na sua órbita porque neste sécuo, mais do que nos antecessores, os caminhos do mar são curtos. / É no século de Quinhentos que grande parte das igrejas e corporações religiosas de Santarém procede à medição rigorosa das suas terras e casas, à pesagem da sua prata e à feitura dos respectivos tombos (...)”.

Assim começava a autora a sua introdução ao livro, que dividiu nas secções principais «A Tessitura Urbana», «A Propriedade Suburbana», «Uma Economia em Mutação» e «A Sociedade»; e ilustrou com gravuras e mapas variados.

Bom exemplar, sem usura digna de nota, salvo ligeiros vincos à cabeça de poucas folhas iniciais.
 
20€