livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Eugénio de Lemos ― Santarém: lenda e história

Santarém, 1940. (Composto e impresso nas oficinas do «Correio da Extremadura»). In-8º gr. de [IV], IV, [II], 66, [6] págs. Br.

“No ano áureo das comemorações centenárias presta-se homenagem aos que, no decorrer dos séculos, têm concorrido, com o fulgôr da sua inteligencia ou com o valor do seu braço, para a criação, progresso e engrandecimento da nobre e vetusta Santarém”; assim rezava o mote com que o autor, então governador-civil, apresentava o livro. Constando este dos capítulos «O Príncipe Abidis», «A Cruz e o Crescente», «Sob a dinastia Afonsina», «Da Conquista e Navegação», «Noite escura – Manhã radiosa», «Sob o govêrno da Restauração», «Horas tristes de luta», «Fim do século» e o final «Pátria Nova!», de lustre ao Estado Novo que o nomeou na função. Ilustrações na capa e ao longo do volume do conhecido artista escalabitano Brás Ruivo, prefácio de Carlos Borges.

O exemplar foi oferecido por Eugénio de Lemos à “brilhante jornalista e escritora Aurora Jardim”, tendo da autora de Romance Branco o ex-libris heráldico na contracapa.

25€