livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Glórias da Medicina Portuguesa

Tip. da «União Gráfica» / Rua de Santa Marta, 48, Lisboa // Desenhos de João Carlos. (1949). In-8º gr. de 379, [5] págs. Br.

Boa edição de autor, a original, valorizada pelas ilustrações em medalhão no início de cada capítulo com os retratos dos homenageados da pena de João Carlos/Celestino Gomes (ele mesmo, além de artista e escritor, médico), que seriam, em parte, aproveitadas na colecção de médicos escritores promovida pelo Instituto Pasteur de Lisboa. O estudo, ainda hoje importante, consagra capítulos a «Gil de Valadares (Frei Gil de Santarém)», «Pedro Julião (O Papa João XXI)» (Pedro Hispano), «Valesco de Taranta», «Garcia da Orta», «João Rodrigues de Castelo-Branco (Amato Lusitano)», «Rodrigo de Castro», «Zacuto Lusitano», «João Curvo Semedo», «Ribeiro Sanches», «Manuel Constâncio», «Francisco Sobral», «Sousa Martins», «Câmara Pestana», «José António Serrano» e «Miguel Bombarda». No prefácio, dizia Evaristo Franco querer mostrar «Aos Médicos Portugueses» colegas de ofício “a grandeza moral e científica desses imortais servidores da humanidade”, todos exemplo da “ânsia de atenuar sofrimentos ao verme expulso do paraíso”, demonstrando assim “aos clínicos mais novos, quando os espinhos da profissão lhes lacerarem as carnes, como sofreram os maiores vultos da nossa arte na luta contra a dor e contra o poder infinito da morte”.

Exemplar bem conservado, tendo mesmo todos os cadernos por abrir até cerca de meio do volume (o inaugurante só lhe tomou o gosto a partir de Ribeiro Sanches). Sem qualquer defeito de tomo, salvo uma ligeiríssima marca de esboroamento à face da capa.
 
35€