livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Pedro Batalha Reis — Da origem da música trovadoresca em Portugal

Da origem da música trovadoresca em Portugal (Palestra realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 22 de Maio de 1929, por (...), Aluno de Sciências Histórico-Filosóficas da mesma Faculdade)

Tipografia de José Fernandes Júnior / Lisboa – 1951. In-8º gr. de 50, [6] págs. Br.

Publicado em edição de autor e hoje raro, foi dele o primeiro livro publicado, concebido sob a orientação de Rodrigues Lapa e constando dos capítulos «Da existência em Portugal da Música trovadoresca», «As cantigas de Martin Codax e a sua música», «A música na poesia trovadoresca», «O canto e a música na Idade-Média», «Apreciação da tese que trata da origem litúrgica da música trovadoresca» e «Apreciação da tese que trata da origem árabe da música trovadoresca», seguindo-se uma conclusão e em apêndice as sete mencionadas canções do famoso trovador galego. De alguma incipiência, natural num aluno de licenciatura, é mesmo assim um estudo já bastante elaborado e informado sobre a época em questão.

Exemplar valorizadíssimo por afectuosa dedicatória de oferta manuscrita por Batalha Reis “Ao Dr. Ivo Cruz”; não o tendo o maestro chegado a ler por inteiro, já que grande parte dos cadernos permanecem por abrir.

22€