Edições Illustradas Marques Abreu (Avenida Rodrigues de Freitas, 310), Porto – 1918. In-4º gr. de IV, 76, 192, XXVIII, II págs. Enc.
“Teve logar a Exposição de Photographias da Arte Romanica em Portugal e a apreciação do Conferente no salão de festas do Atheneu, no dia 4 de Janeiro de 1914, assistindo á Conferencia os corpos docentes das Escholas superiores e Institutos Secundarios do Porto, os escriptores e jornalistas mais considerados do Norte, incluindo n’este numero archeologos distinctissimos de todo o paiz, que acudiram ao Atheneo a admirar a exposição da Arte romanica, fruto de quinze anos de trabalho assiduo e desinteressado. / O presente estudo abrange os monumentos mais preciosos, que assim ficarão archivados á disposição de todos, especialistas e amadores, n’uma publicação amplamente illustrada (...)”, começava por anunciar a nota introdutória “Ao leitor”.
Estudo ainda hoje de referência, e valorizado por uma edição do maior apuro gráfico, como era hábito na casa Marques Abreu; tendo o monumental álbum sido impresso sobre bom papel couché e de facto abundantemente ilustrado com fotogravuras dos exemplos tidos como mais importantes no país.
Encadernação do editor, toda em pele – gravada a ouro na lombada, na pasta superior e nas seixas; com algumas marcas de desgaste no exemplar.
65€