Lisboa,
1923. (Imprensa Libanio da Silva). In-4º de 65, [5] págs. Br.
“Na
cronologia dos primitivos
portugueses,
Nuno Gonçalves era, até hoje, o primeiro pintor cujo nome se
encontrava ligado a uma obra conhecida, desde que a identificação
historica
de José de Figueiredo e o milagre
de Luciano Freire, o ressuscitaram para a Arte portuguesa.
As
rarissimas tábuas anteriores ao grande mestre são anonimas, e dos
artistas que, segundo a menção dos arquivos, o teriam precedido, só
nos resta uma sêca lista de nomes. (...)
Por
isso, a revelação entre nós da obra
existente
em Italia, do pintor Alvaro Pires d’Evora, duma geração anterior
a Nuno Gonçalves, parece-me tanto mais interessante, que se trata
não só do mais
antigo primitivo português identificado,
mas dum dos mais encantadores artistas que, na Toscana, contribuiram
para a evolução da pintura do quattrocento.
Assim, este mestre, pela nacionalidade, interessa directamente á
historia dos nossos primitivos e pelo estilo, á do periodo de
transição da arte italiana na primeira metade do seculo XV” –
assim apresentava Reinaldo dos Santos este que foi não só o seu
primeiro livro (propriamente dito) publicado como a primeira
monografia dedicada ao nosso primeiro grande pintor conhecido, se não
houve italiana prévia; do qual o Estado português adquiriu recentemente em leilão para o Museu Nacional de Arte Antiga um valioso e
belíssimo – parece um Giotto – quadro.
Impresso sobre papel
canelado, o volume apresenta em folhas destacadas várias gravuras
alusivas àquilo de que se trata: dividido nos capítulos «Os
Textos», «As Madonas de Pisa e Nicosia», «O Triptico de
Volterra», «As tábuas de Brunswick» e «A arte de Alvaro Pires»,
a que se seguem notas.
À
relativa raridade do livro acresce o facto de este exemplar dever ter
pertencido a Vergílio Correia, de quem são os curiosos – e
cáusticos, e às vezes cómicos... – comentários a lápis de cor
à margem do texto; e dos quais se depreende a autoria, a partir de
uma citação na qual ele critica não lhe ter sido citado o nome.
Peça de colecção, em suma, apesar dos ligeiros defeitos da capa –
que sofreu já um pequeno restauro ao alto do encaixe.
40€