livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Pedro Fazenda ― A Ourivesaria Portuguesa Contemporânea

A Ourivesaria Portuguesa Contemporânea e os Metais e Pedras Preciosas

Lisboa, 1927. (Êste livro foi composto e impresso na Tipografia da Emprêsa do Anuário Comercial, Praça dos Restauradores, 4, e as gravuras foram feitas na fotogravura da casa Bertrand, Irmãos, Travessa da Condessa do Rio, 27, sendo as fotografias da autoria de A. Gambeta. E aqui deixamos consignado o nosso sincero aprêço e reconhecimento a estes nossos colaboradores, bem como à classe de ourivesaria, que foi, como sempre, gentil e solícita). In-4º de 222, [2] págs. + LXXII ff. de estampa. Enc.

Com capa alusiva de António Lima desenhada sobre bom papel encorpado e abundantemente ilustrado ao longo do volume, o estudo dividiu-se em duas partes: na primeira, «Os Metais Preciosos» (ouro, prata e platina) e «As Pedras Preciosas» (treze capítulos, um para cada); e na segunda capítulos variados como «Factores Genéricos da Economia Nacional», os dois primeiros congressos dos ourives e «A Nossa Ourivesaria Contemporânea», com sub-capítulos para Lisboa, Porto e Gondomar.

Exemplar extraordinário, conservado quase impecável, revestido de muito boa encadernação com cantos e lombada em pele naturalmente gravados a ouro, que na lombada foi aplicado em profusão com motivos ornamentais; tendo o corte das folhas carminado à cabeça e um marcador de cetim.


50€