livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Seconda Delfiade (Festival Internazionale dei Teatri Universitari)

Teatro Romano/28 Agosto – 7 Settembre 1952. (Comitato Veronese per gli Spettacoli di Prosa. Stampato nel mese di Agosto MCMLII dalla Linotipia Veronese Ghidini e Fiorini – Verona). In-8º gr. de 45, [3] págs. Br.

Por cada uma das representações expôs-se dois textos, um de sinopse da própria peça e um outro de apresentação do grupo teatral que a encenava – foram 12 os participantes, correspondentes a 8 países: Grécia, Bélgica, França, Portugal (o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, dirigido por Paulo Quintela, levou ao palco os autos da Barca do Inferno e do Purgatório e da Alma, de Gil Vicente), E.U.A., Suíça, Itália e Alemanha. O volume integra duas fotogravuras com vistas, parcial e panorâmica, do Teatro Romano de Verona (o cenário do certame).

Pertenceu o exemplar a um dos actores da jovem comitiva da academia coimbrã, Florêncio de Carvalho, de quem tem a nota de propriedade logo datada de "Agosto-Setembro 1952, em Verona"; tendo ainda vários comentários, dedicatórias e apontamentos, em inglês e em alemão, sobre a página da comitiva germânica, de rapazes e raparigas alemãs com quem lá travara amizade. 

[Conhecido primeiro nesta altura enquanto estudante nas lides académicas de Coimbra, e mais tarde como arquitecto no Porto, Florêncio de Carvalho é hoje o nome de um prémio de arquitectura da prestigiada «escola» portuense]

14€