livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

André Castelot — Le Grand Siècle de Paris

Le Grand Siècle de Paris
(De la prise de la Bastille à l'effondrement de la Commune / Avec la reproduction intégrale, en 32 feuillets, du Plan de Paris 1853 gravé par Gérard pour Napoléon III)

Amiot Dumont, Paris. (1955). In-8º gr. de 364, [6] págs. + [24] de estampas. Br.


Em bom rigor, não se trata aqui de um século mas de uma centúria - a que começa no terceiro quartel do séc.XVIII, em 1783, tomando por pretexto o lançamento pioneiro de um balão em La Muette, então arredores de Paris, com direito a uma anedota atribuída a um dos circunstantes, nem mais nem menos que Benjamin Franklin: "A quoi, monsieur, peuvent servir les ballons?", que respondeu "Monsieur, à quoi peut servir l'enfant qui vient de naitre?"; terminando na Comuna de 1871 e respectivas sequelas até ao ano a vários títulos simbólico de 1885.
Elaborado por um escritor com queda para as biografias, o texto do livro é todo nesse registo, de enredo histórico tratado em toada literária. Saliente-se no final do volume os referidos mapas traçados por Gérard, um total de 32 pranchas. A capa apresenta em alto-relevo uma imagem da época.

Edição original, já entretanto várias vezes reeditada por casas diferentes.

Exemplar com algum desgaste exterior, conservando-se o miolo em relativo bom estado.

12