Edição do Ateneu Comercial do Pôrto (acabou de se imprimir aos 10 de Maio de 1945, nas Oficinas Gráficas da Sociedade de Papelaria, Lda.). In-8º gr. de 44, [4] págs. Br.
“Conferência pronunciada pelo autor em a noite de 11 de Dezembro de 1944, no salão nobre do Ateneu Comercial do Pôrto”, engraçadíssima no seu registo coloquial, contando sob a forma de imaginário diálogo a história da instituição portuense desde os primórdios ainda na Rua da Porta do Sol, à Batalha – fornecendo curiosos dados acerca da compra do terreno e da construção do edifício da Rua Passos Manuel e, sobretudo, da biblioteca: cujo inaugural «Gabinete de Leitura» ainda na localização primitiva era uma estante de pinho com trezentos e poucos títulos, em 1945 já 50.000 (incluindo o exemplar comprado da 1.ª edição d’Os Luziadas), e hoje sabe-se lá quantos. Aos 75 anos então contados há hoje que somar outros tantos cumpridos em 2019, 150 no total.
Edição ilustrada na capa e num desenho por Laura Costa, artista neta de Alves Costa, um dos pioneiros do Ateneu – família que bem se pode considerar das mais ilustres do séc.XX na cidade.
O exemplar aqui apresentado ostenta o ex-libris pequeno da Livraria Manuel Ferreira, da autoria de José Rodrigues, outro portuense ilustre; e tem debaixo um carimbo de oferta como “Homenagem do Ateneu aos «Amigos da Biblioteca»”.
20€