livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Deux Mémoires Sur l’Evolution de Rio de Janeiro.

- 1909 – Publie par la Mission d’Expansion Economique du Brésil a Anvers. (Imprimerie Cl. Thibaut). In-4º de 42, [II] págs. + [2] mapas desdobráveis. Enc.
 
Os dois livrinhos aqui reunidos sob a égide da Missão em causa foram «Sur L’Evolution d’une Ville du Nouveau-Monde», de M. de Oliveira Lima (apresentado na qualidade de Ministro do Brasil na Bélgica), e «La Metamorphose d’une Ville du Brésil», de M. F. A. Georlette (Vice-Cônsul dos Estados Unidos do Brasil). Ambas as monografias ilustradas por belas fotogravuras, no primeiro caso a partir de duas estampas da primeira metade do séc.XIX e três já contemporâneas, a que se somam na segunda ainda mais duas da época. Merecem também destaque os dois mapas inclusos, um da «Bahia do Rio de Janeiro» e o outro com as «Obras de Melhoramento do Porto do Rio de Janeiro». Interessante e obviamente invulgar, decerto até mesmo em França.

Exemplar encadernado com cantos e lombada em pele e filetes de demarcação a ouro, tendo as pastas sido revestidas de «pele-de-cobra» (ligeiro esboroamento da lombada sobre o encaixe); conservando a face superior da capa de publicação; dezenas de folhas em branco acrescentadas no final do volume para notas, como era então frequente; ex-libris de Aurélio P. Martins («Lumen et Libertas») na folha de guarda.
 
25€