livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

O Rio de Janeiro como é: 1824-1826

O Rio de Janeiro como é: 1824-1826 (Huma Vez e Nunca Mais) // Contribuições dum diário para a história atual, os costumes e especialmente a situação da tropa estrangeira na capital do Brasil. // Tradução de Emmy Dodt e Gustavo Barroso, apresentada, anotada e comentada por êste.

Editora Getúlio Costa, Rio de Janeiro. [S/d]. In-8º gr. de 300, [4] págs. Enc.

Primeira edição em língua portuguesa de um volume originalmente publicado na Alemanha, em alemão, 1829, com tiragem restrita e por isso até então quase desconhecido – um dos vários testemunhos de mercenários estrangeiros alistados por D. Pedro IV (no Brasil Pedro I) e depois pelo filho sobretudo para as guerras com Argentina e pontualmente Uruguai; descrevendo este o nosso primeiro monarca constitucional em vários passos, começando assim: “D. Pedro é um belo homem, de estatura mediana e rosto marcado pela varíola, com esplêndida barba negra. Porte naturalmente altivo. Fala depressa e decidido. Os olhos pretos e brilhantes não se fixam muito tempo em um lugar. Percebe tudo o que se passa em volta dêle e gosta de intercalar uma piada num assunto sério. Ri frequentemente, mostrando dentes alvíssimos”.
Interessantes gravuras com aspectos da cidade quer à época da composição, quer à desta publicação, entremeiam em folhas destacadas o texto.
 
Mais um exemplar da rica brasiliana de Aurélio P. Martins, que o mandou encadernar com cantos e lombada em pele gravada a ouro (incluindo as suas iniciais A. P. M.), preservando ambas as faces da capa de brochura; e lhe apôs o seu ex-libris.
 
25€