L’Organisation Agricole au Brésil (avec un avant-propos de Aff. Bandeira de Mello, délégué du gouvernement brésilien au congrès international d’agriculture de Gand)
1913. Imprimeurs & Éditeurs Laporte & Dosse, Anvers. In-4º de 136 págs. Cart.
“Notice relative aux institutions créées par le gouvernement fédéral en faveur de l’agriculture, de l’élevage et des industries rurales” por encomenda do então ministro Pedro de Toledo, de quem se apresenta o retrato em folha à parte, esta peça de propaganda interessará sobretudo pelas abundantes ilustrações da época – na grande maioria, fotogravuras com aspectos de colónias, escolas, espécies e plantações agrícolas de todo o país; além da reprodução a cores, em folhas propriamente destacadas, de trabalhos artísticos de Castro Silva desenhando as plantas do café, do cacau, do tabaco, da cana-de-açúcar, etc. Quanto ao texto, versa em boa parte as instituições de ensino, do profissional ao superior, jardins e principais museus botânicos brasileiros.
O volume foi cartonado com revestimento em percalina gravada a ouro.
Exemplar um tanto descuidado, tendo o papel frequentemente manchado e não apenas (embora também bastante...) por defeito de impressão.
25€