livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Camões

Camões (Discursos pronunciados na Sessão Comemorativa do seu 340.º ano, promovida pela «Junta Patriótica do Norte» no Teatro Águia de Ouro no dia 10 de Junho de 1920./I - Camões e a fisionomia espiritual da Pátria - Leonardo Coimbra. II - Lusiadas: epopeia nacional - Hernani Cidade. III - O ambiente histórico dos Lusiadas - Damião Peres. / Oferecido à «Junta Patriótica do Norte» para os seus Orfãos de Guerra e por ela editado.)

Porto MCMXX. In-8º de 41, [1] págs. Br.

Edição graficamente castiça, com uma moldura decorativa sobre os três textos dos todos professores na primitiva Faculdade de Letras do Porto - nenhum deles falando propriamente do poeta: o primeiro, de Leonardo, na habitual prosa metafórica e digressiva; o segundo e mais longo, de Hernâni Cidade, dedicando-lhe apesar de tudo algumas considerações, dizendo dele o espírito mesmo da raça portuguesa, e terminando por algumas hipóteses especulativas sobre D.Sebastião e Alcácer-Kibir; e o último, de Damião Peres, desfiando em sequência alguns dos sucessivos passos dos descobrimentos portugueses.

Exemplar ainda em bom estado global, prejudicado apenas por ligeiros defeitos exteriores e por pequenos picos - devidos, provavelmente, a traça - marginais no pé das folhas, sem afectação da mancha tipográfica.
 
15€