catálogo on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com

.

.

Campos Matos — Diário Íntimo de Carlos da Maia (1890-1930)

Diário Íntimo de Carlos da Maia (1890-1930) / Prefácio e Nota Final de Carlos Afonso da Maia. Anotações e posfácio de A. Campos Matos

Edições Colibri (Lisboa, Setembro de 2014). In-8º de 421, [I], [ii] págs. Br.

Exercício ficcionado em entradas de diário onde o queirosiano-mor – que morreu em 2023, facto que passou praticamente despercebido na imprensa portuguesa – aproveitou para «enxertar» entre a prosa poemas que talvez já tivesse redigido antes, «atribuindo-os» aqui ao «filho» (esse nem na literatura existira...) do protagonista de Os Maias. Algumas das entradas são  interessantes, com aspectos amiúde pouco conhecidos não apenas da literatura e da vida de Eça, mas da(s) portuguesa(s) em geral.
Fique para exemplo o final de uma, abrindo o livro a 224 páginas tantas:
“Nenhuma paisagem é tão bela, tão confortável, tão colorida, como esta de livros arrumados numa estante... Gosto de ver e percorrer a biblioteca dos meus amigos, avaliar as suas leituras, as suas preferências, e descobrir, por vezes, obras desconhecidas ou edições raras. Gosto sobretudo de avaliar os critérios de arrumação usados. E de verificar se uma biblioteca é vivida ou se é uma mera herança que se tem por ter, e se exibe depois. E ora deparo com a escrupulosa ordem ou com o caos mais inaudito, sinal, muitas vezes, de hábitos salutares de leitura”.  

Exemplares novos.

15€