Poetas Eslovenos e Portugueses do Século XX / Slovenski in Portugalski Pesniki XX. Stoletja [na ficha gráfica: Continuação de Duas Antologias Inacabadas]
Guimarães 2012 / Maribor 2012. (Organização e coordenação: Mateja Rozman com colaboração de Casimiro de Brito). In-4º de 765, [III] págs. Cart.
"Esta antologia poética é editada no âmbito do programa de Pensamento de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, com a colaboração de Maribor 2012 Capital Europeia de Cultura", mesmo assim com uma curiosamente curta tiragem de 500 exemplares, cartonados e revestidos de sobrecapa, ilustrada por uma fotografia do nosso colega Paulo Ferreira, da livraria alfarrabista e editora portuense In-Libris.
Na parte lusa, e acrescendo aos poetas já incluídos na recolha Treze Vozes Portuguesas aqui recuperada (Ramos Rosa, Fernando Guimarães, Ana Hatherly, António Osório, Pedro Tamen, Fiama, Casimiro de Brito, Gastão Cruz, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, Jaime Rocha e Maria do Rosário Pedreira), juntavam-se então mais 25, começando por Camilo Pessanha e terminando em Ana Marques Gastão. O posfácio relativo a esta «secção» portuguesa foi assegurado por Maria João Reynaud, que consegue a proeza de, numa antologia dedicada à poesia lusíada do séc.XX, chutar Pascoaes para um canto do alto do lugar-comum já tão desmentido, até academicamente, da "poesia saudosista, voltada para o passado"; Almada Negreiros foi também excluído, esse sem direito sequer a uma linha justificativa; enquanto se incluem, e isto sem desprimor para ninguém, João Rui de Sousa, Albano Martins, Rosa Alice Branco, etc. Quase impossível não supor uma "antologia para amigos (e amigas)", coisa demasiado habitual mas mais criticável tratando-se de dinheiros públicos. Ainda assim, e esquecendo essa ambição representativa bastante fracassada ou nem mesmo tentada, não deixa de ser um objecto apetecível a qualquer colecção de poesia.
35€