Atlântida – Livraria Editora, L.da Coimbra/1945. (Composto e impresso na Casa Minerva, Av. Navarro – Coimbra). In-8º de 219, [1] págs. Br.
"Quem fazia a Vértice a sério era um senhor chamado Joaquim Namorado com mais três ou quatro. Eu e os outros estudantes, o Manuel Alegre, o José Carlos Vasconcelos, éramos mais para compor o ramalhete. Não sei se estavam a fazer de nós a geração seguinte do Neo-Realismo. Se o tencionavam fazer comigo perderam a batalha. O Joaquim Namorado foi uma das pessoas mais leais que conheci, com um sentido de amizade como é raro haver. Era um homem mais velho vinte ou trinta anos, mas tinha esse raríssimo condão para interessar gente mais nova a leituras que de outra maneira não iam descobrir, e, sobretudo, para criar uma certa inquietação nos rapazinhos de vinte anos como eu" [Fernando Assis Pacheco].
Uma das mais conhecidas, e mais habitualmente reproduzidas em antologias do design gráfico editorial português, capas de Victor Palla.
Exemplar por estrear, ainda conservando os cadernos por abrir; em contrapartida, prejudicado por um vinco à cabeça de grande parte deles.
25€