livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

História de Portugal

História de Portugal (I – Da Lusitânia a D.Fernando I. II – De D.João I aos Filipes. III – De D.João IV a D.Maria I. IV – De D.João VI aos nossos dias.)

Porto, Livraria Lello & Irmão – editores, 1946. 4 vols. in-8º de 123, [3]; 108, [4]; 130, [2]; e 132, [4] págs. Br.

Primeira edição de uma das mais conseguidas sínteses da história nacional alguma vez publicadas, dada a lume pela Lello na sua famosa «Colecção Ontem e Hoje» (e recentemente reeditada em 20 volumes pela QuidNovi, ainda sob a supervisão de José Hermano Saraiva); com uma panorâmica, dentro do possível, resumida, mas competentíssima, dos acontecimentos no nosso território desde o tempo dos lusitanos até à implantação da República. Inclui, em dezenas de folhas destacadas, não numeradas, uma série de gravuras com a reprodução de retratos e de trabalhos artísticos sobre temas e personagens. Ângelo Ribeiro assinou o 1º e o 3º volumes, sendo o 2º de Newton de Macedo (o piorzinho) e o 4º de Hernâni Cidade.

Exemplares em razoável estado geral, mas com alguns defeitos: falhas de papel nas capas, vincos (sobretudo no volume IV) e, no volume III, pequenos vestígios de traça ao alto das primeiras folhas (sem qualquer afectação do texto, não chegando a tocar a mancha tipográfica). 
 
40€