livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Maria João Avillez — Soares

Círculo de Leitores. (1996-1997). 3 vols. in-8º gr. de 543, [III]; 355, [III]; e 447, [III] págs. Enc.

“Apesar de o título genérico – Soares – de algum modo inculcar nesse sentido, não se trata de uma biografia nem, menos ainda, de um livro de memórias. Trata-se de uma amplíssima entrevista sobre um longo percurso pessoal e político, mais ou menos conhecido, conduzida por uma hábil e experiente jornalista, em que o pobre do entrevistado, objecto de inquérito, procurou responder de imediato às curiosidades insaciáveis, sempre legítimas mas por vezes indiscretas, outras, ligeiramente impertinentes, como é de regra neste tipo de jogo, que lhe foram apresentadas”, escrevia o biografado no seu prefácio.  
Conjunto de entrevistas fundamental para a história política portuguesa da segunda metade do século passado, mesmo dando o devido desconto à pose amiúde enviesada e matreira do entrevistado, a quem porém ninguém discutirá um lugar entre os quatro (para não dizer dois) principais do nosso séc.XX – com Afonso Costa, Salazar e porventura Cunhal. Além do interesse indiscutível do texto, merece ainda destaque a abundante ilustração, que funciona como uma espécie de fotobiografia a entremear a conversa; devendo também sublinhar-se as úteis notas biográficas finais acerca das personagens de quem se fala em cada um dos volumes.

Todos os volumes encadernados em tela com sobrecapa de papel, num trabalho supervisionado pelo atelier de Henrique Cayatte; todos, nestes exemplares, permanecendo por estrear.

30€