livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Marc Ferro ― A Revolução Russa de 1917

Publicações Dom Quixote (1972). In-8º de 153, [7] págs. Br.
 
“Marc Ferro foi o primeiro historiador ocidental autorizado a consultar livremente na U. R. S. S. os Arquivos da Revolução. Esta sua obra apresenta as conclusões que ele próprio expôs, a convite, ao Instituto de História da Academia das Ciências de Moscovo” em pleno consulado de Kruschev, naturalmente (década de 60).

Ferro dividiu o seu trabalho – muito pouco crítico; às vezes, mesmo cientificamente, quase ingénuo; e pouco conhecedor dos meandros político-partidários russos do entresséculo em causa – nas secções principais «A falência do antigo regime», «A queda do czarismo», «O novo regime e as aspirações da sociedade russa», «Primeiras decepções: a crise de Abril», «O fracasso da coligação», «A crise do Verão de 1917», «A kerenschina» e «Os bolcheviques tomam conta do Poder»; a que se seguem reproduções dos documentos, exposições hermenêuticas várias, cronologia e bibliografia, etc.
Algo mais do que uma curiosidade é o facto de o tradutor da edição original francesa (1967) para esta primeira portuguesa ter sido o poeta Ruy Belo.
 
10€