livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Vergílio Ferreira: uma semana de colóquios e de cinema

Vergílio Ferreira: uma semana de colóquios e de cinema, com exposição de primeiras edições, manuscritos, documentação bibliográfica, iconografia & recensões críticas // com a colaboração de: Eduardo Lourenço / Eduardo Prado Coelho / Fernando Pernes / Hélder Godinho / Ilídio Sardoeira / Joel Serrão / Lauro António / Liberto Cruz / Lúcia Lepecki / Maria Alzira Seixo / Maria da Glória Padrão / Óscar Lopes / Vasco Graça Moura / Yvette Centeno // de 28 de Maio a 4 de Junho de 1977 // Uma realização da Editorial Inova e do Ateneu Comercial do Porto

(Composto e impresso na «Gráfica Maiadouro»/Vila da Maia. Porto, Primavera de 1977). In-4º gr. de [32] págs. + desd. Br.

O catálogo, de boa composição gráfica dirigida por Armando Alves, reproduz excertos de textos diversos do escritor (e o fac-simile de um manuscrito seu), seguidos no final de um quadro sobre «Vergílio Ferreira e a crítica» (apreciações de Pinheiro Torres, Alfredo Margarido, Mourão-Ferreira, Eduardo Lourenço, Namora, Jacinto do Prado Coelho, João Gaspar Simões, Nelson de Matos, Óscar Lopes, etc.) e um outro de elenco dos «Principais elementos cronológicos» de sua vida. Como ilustrações, além das muitas fotogravuras – em que aparecem o autor de Aparição, familiares e conhecidos companheiros de letras e de artes –, são de destacar os trabalhos artísticos aqui avocados, da mão de, por exemplo, Bernardo Marques, Dórdio Gomes, Lima de Freitas e Júlio Resende.
 
15€