livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Excursões no Centro de Portugal

Excursões no Centro de Portugal / por / Dr. Vergílio Correia, Dr. A. de Amorim Girão, Dr. Torquato de Souza Soares, Professores da Faculdade de Letras

Publicação subsidiada pelo Instituto para a Alta Cultura. Coímbra / 1939. (Composição e impressão: Companhia Editora do Minho, Barcelos). In-8º de 160, [2] págs. + [1] desd. Br. 

Vão já rareando os exemplares desta interessantíssima publicação da Faculdade de Letras da UC, preparada como espécie de roteiro para os seus cursos de férias, impressa em papel couché com abundantes gravuras das oficinas de Marques Abreu a partir de fotografias do acervo do próprio e das casas também portuenses Alvão e Beleza. Os textos são sobretudo de Vergílio Correia (notas de arte, história da arte e arqueologia, na maior parte) e de Amorim Girão (notas geográficas), aparecendo mais esporádica a contribuição de Torquato de Sousa Soares, que quase só alinhou breves capítulos de apontamentos históricos. No final do volume, apresenta-se em folha desdobrável um mapa com o «itinerário das excursões», que este exemplar – em muito bom estado no miolo, porém já relativamente frágil em relação ao encaixe – conserva.

25€