livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Past and Present Associations between Japan and Portugal

(Na capa: Souvenir Book relating to the Past and Present Associations between Japan and Portugal // compiled by F. X. da Silva e Souza, Kobe // for the Historical Exhibition to be held in Lisbon in 1940)

[Presumível nota de impressão em caracteres japoneses]. In-4º de 238, [1], 46, [2], 8, 9, 8, [1], 44, [1] págs. + [1] desd. Br.

Silva e Sousa, então o cônsul português em Kobe, explicava em nota preliminar ter optado pela língua inglesa por assim supor a edição acessível simultaneamente aos seus compatriotas e aos japoneses; lamentando-se do menor aprumo nesse idioma, que seria – e foi-o, de facto – mais do que compensado pela profusão de interessantes fotogravuras reproduzidas ao largo do volume. Afora os textos e apontamentos diversos sobre a história de cada um dos países e as descobertas lusíadas, com particular foco nas do oriente e nas sucessivas relações estabelecidas entre Portugal e o Nippon (delas constituindo o livro importantíssimo documento), desde as primeiras embaixadas e missões jesuítas, séculos fora, serão de destacar três dezenas de páginas dedicadas a Venceslau de Morais – a quem o autor sucedera no consulado e aqui dedicava notas várias, apresentando, entre outras coisas, alguns retratos e o longo texto do testamento, redigido dez anos antes da morte. Da riqueza e variedade das fotografias e geral ilustração talvez não valha a pena falar (porque seria isso quase outro testamento), cabendo apenas referir, no final do livro, um dossier dedicado à digressão do presidente Carmona pelas colónias africanas (perpassa, aqui e em mais alguns pontos, certa propaganda ao Estado Novo, como era então habitual), a que se seguem mapas estatísticos e publicidade.

O exemplar pertenceu ao polígrafo Neves Águas, de quem tem colado o ex-libris, e, ainda que em boa condição geral, está um tanto desdourado por algum desgaste da capa (cartonada): principalmente, da percalina que reveste o encaixe.
 
40€