livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Ruben A. — O Mundo à Minha Procura (autobiografia)

(Composto e impresso na Gráfica Santelmo, Lda. – Lisboa). (1964 e 1966). 2 vols. in-8º de 201, [II], [i] e 255, [II], [i] págs. Br.

Exactamente com a mesma disposição gráfica, o primeiro volume foi publicado pela Livraria Portugal e o segundo pela Parceria A. M. Pereira. O primeiro constitui um interessantíssimo mosaico da vida no Porto, em particular na zona ocidental, muito em particular no Campo Alegre (a mesma quinta onde o livreiro [fingiu que] estudou Direito fôra aquela em que meio século antes o depois licenciado no mesmo curso Ruben Andresen brincara com a injustamente mais famosa prima Sophia), da primeira metade do séc.XX; o segundo começa com a mudança para a Côrte, e cite-se logo o segundo parágrafo: “Em todo o caso reparava que em Lisboa se fazia a barba todos os dias, raro se ouviam apitos de fábrica, os menores tomavam mais liberdade de movimentos, e a dignidade do homem – preocupação de contas acertadas que o Porto me havia incutido – era por estas bandas conspurcada por um sorriso de casa de penhor que o poder central tanto facilita. A política caruncha a nobreza de carácter, cria, nos que tecem à sua volta, uma dupla personalidade – atrasos de influência, preços tabelados para cada indivíduo, cunhas, cunhas grandes, administradoras, decorativas, de bigodes, de amantes, cunhas que se metem como pivots de ouro em boca sôfrega”.
O primeiro volume, o portuense, foi valorizado por uma das típicas dedicatórias de página inteira de Ruben, portuensíssima, no anterrosto: “o nosso Porto que nos procura! Ao camarada e amigo Manuel Ramos do seu muito grato e admirador / Ruben A. / Julho 65”.

Faltando o terceiro volume, temo-lo porém disponível na segunda edição, da Assírio & Alvim.
O preço abaixo indicado integra essa oferta.

50€