(1971 Willy Heinzelmann, autor, fotógrafo e editor / Made by Poligráfica, Porto-Lisboa). In-4º largo de 129, [iii] págs. Cart.
"Jardim plantado no mar, terra de encanto e de sonho, a Madeira deslumbra pelo contraste flagrante da sua paisagem a um tempo fascinante e surpreendente. Exuberante, em seu mundo vegetal, oferece flores raríssimas de cores maravilhosas; temerária, em seus patamares exíguos, alcantilada sobre perigosas escarpas onde correm levadas, mostra o afã dos filhos, em longos anos de luta contra a natureza nem sempre amiga. Só na história da lenda pode encontrar-se a razão de tanta beleza e rudeza de braço-dado na ilha", a saber: "Deus compadeceu-se da miséria dos homens expulsos do reino dos céus. Misericordioso, Ele resolveu criar-lhes, cá em baixo, o paraíso perdido. Depois de muito escolher entre as regiões mais lindas do mundo, decidiu-se enfim pela Madeira".
Capítulos: «Dados históricos», «Condições geográficas», «Habitat», «Fauna e flora», «Situação económica», «Fotografias», «Descrição das fotografias», «Bordados», «Vinho», «Tradições» e «Lendas e narrativas».
Cartonado e impresso sobre bom papel, o álbum foi publicado pelo alemão em edição de autor.
20€
