livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Sacheverell Sitwell — Portugal and Madeira

London: B. T. Batsford Ltd. (1954). In-8º de 242 págs. Enc.

Primeira edição de um dos típicos livros sobre Portugal escritos por britânicos, tão frequentes durante o século XIX e ainda bastante habituais já pelo séc.XX adentro; da autoria de um dos três irmãos de uma família famosa em Inglaterra como The Sitwells, que fez cinco viagens ao nosso país antes de o compor. Bastante raro por cá, embora por lá ainda apareça com alguma frequência.
Após a Madeira, logo a abrir, há capítulos dedicados a «Lisbon», «Belém, Sintra, Queluz», «A Journey to the Abbeys» (Alcobaça, Nazaré, Batalha e Tomar no itinerário), «Setúbal and the Algarve» (passagens por Évora, Beja e Elvas), «Trás-os-Montes» (desde Santarém, passando por Castelo Branco, depois Lamego, Solar de Mateus em Vila Real e Bragança), «Minho» (Amarante, Guimarães, Barcelos, Braga, Ponte de Lima e Viana do Castelo; uma das regiões mais belas em todo o mundo, dizia o autor, e não dizia mal...) e «Oporto, Aveiro, Coimbra» (neste aspecto, um livro inglês atípico: não se detém tanto na mais britânica das cidades portuguesas como era geralmente costume). Ilustram o volume dezenas de boas fotogravuras a p/b em folhas destacadas de papel couché, parte delas repescadas e sugeridas por Reinaldo dos Santos, além de uma a cores na anteportada: a da Igreja da Misericórdia em Viseu, pintada por Tristram Hillier.

Encadernação do editor em tela, faltando ao exemplar a sobrecapa em papel; tê-la-à perdido o proprietário que o assinou, nem mais nem menos que o já portuense Horch Symington.
 
20€