livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Patrocínio Ribeiro — A Nacionalidade Portuguesa de Cristovam Colombo

A Nacionalidade Portuguesa de Cristovam Colombo (The Portuguese Nationality of Christopher Columbus) / solução do debatidissimo problema da sua verdadeira naturalidade, pela decifração definitiva da firma hieroglífica (the much discussed problem of his actual nationality at last disposed of through the conclusive decifration of his hieroglyphic sign)

Livraria Renascença Joaquim Cardoso (27, Rua dos Poiais de S. Bento, 29) / Lisboa. (Este livro acabou de se imprimir aos 6 dias do mez de Junho, de 1927, na tipografia da Imprensa Beleza, na Rua da Rosa, 99 a 107). In-8º de 187, [V] págs. Enc.

"Os espanhoes, provaram já, não ser Christovam Colombo, genovez; mas não provaram que fosse espanhol. / Consideram segura a afirmativa de ter nascido entre a Galiza e o Algarve, no extremo ocidental da Peninsula, documento que publicamos em apendice, assim como alguns historiadores italianos reconhecem como oriundo de Portugal o irmão do famoso navegador, Bartholomeu Colombo, tambem não se provou até hoje, apesar das persistentes investigações dos mais notaveis historiadores espanhoes, que fosse Colombo natural da Galiza. / Restava então averiguar se era portuguez".
Algo atabalhoada e não só na gramática esta prosa de abertura que ao estudo do autor dedicaram postumamente na edição "os seus amigos"; e ainda atabalhoado q.b. e temerário o estudo em si, pelo menos tanto quanto alguns que criticava por excesso de optimismo; pretendendo logo em parti pris não apenas que Colombo fosse português, mas especificamente alentejano, e mais especificamente ainda da zona de Beja (onde o autor tinha antes estado em trabalho), dadas as semelhanças toponímicas entre algumas povoações fundadas por Colombo na América e outras tantas do Baixo Alentejo... 
Isto dito, há aqui muitos apontamentos de interesse, úteis remissões bibliográficas e no geral um razoável conhecimento do tema que já mais do que justificariam uma nova reedição (houve pelo menos duas). E mesmo a  hipótese principal, descontando-lhe alguns afloramentos escusados, é interessantíssima e não parece nada tola... 
São reproduzidos mapas, documentos, firmas, panoramas da localidade bejense de Cólos e até uma estampa com a casa de Colombo na Madeira, entretanto demolida quando se abriu um novo arruamento. Tudo em dobro - português e inglês (tradução de António Cruz), para maior divulgação de uma tese que até hoje não teve ainda a que merecia.

Exemplar bem encadernado com lombada em pele gravada a ouro; conservando a bonita capa de publicação, ilustrada na frente por Alberto Sousa. 

45€