Em 2020 (mais rigorosamente, 1820) deixámos o jovem Garrett de cama, aqui no Porto e chegado de Coimbra, onde recuperando de uma maleita mas rejubilando de liberalismo escreveu aquele que viria a ser o seu primeiro livro publicado (1821), «O Dia 24 de Agosto».
Em 2024 (mais rigorosamente, 1823) vamos reencontrar o mesmo jovem mais velho e sobretudo amargurado, recém-casado mas só, à espera de um navio em Lisboa que o levaria ao exílio inglês após a «Vila-Francada», para não ir preso ou acabar espancado ou numa forca; e 26 de Janeiro de 1824, faz hoje 200 anos, é a data da última entrada que redigiu no seu «Diário da Minha Viagem a Inglaterra», em Birmingham. Teria sido o seu terceiro livro publicado, mas não chegou a sair do rascunho. Só após a morte de Garrett este «Diário» apareceria, primeiro na biografia tri-volumosa de Gomes de Amorim e depois em edição conjunta com outros escritos ainda hoje menos conhecidos.
Pois bem: exactamente dois séculos depois, vamos finalmente dar ao livro a sua primeira edição independente, embora completada com outro desses escritos que directamente se lhe relaciona, «O Inglês».
Mas não é «para inglês ver», é para português comprar.
Em pré-venda, para encomendas confirmadas e pagas até 28 de Fevereiro, há 20% de desconto e oferta dos portes de envio em todo o território nacional. A publicação está prevista para Março/Abril.
Pedidos para bibliographias@gmail.com