livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Elizabeth Barrett Browning — Sonnets from the Portuguese

George C. Harrap & C.º L.td, Publishers London (Printed in Great Britain by the Riverside Press Ltd., Edinburgh). In-16º de 93, [III] págs. Enc.

Volume inaugural da colecção «The King's Treasury», que à época contava já 26 títulos, mormente de poetas britânicos, entre estritamente românticos e pré-rafaelitas. Graficamente graciosa, a edição apresenta na anteportada uma fotogravura a partir de um conhecido retrato da autora. Não datada, parece de inícios do século passado.

Na opinião do suspeito dedicando destes poemas, Robert Barrett-Browning, mas também de gente não tão interessada, tratar-se-ia do melhor conjunto de sonetos em língua inglesa desde Shakespeare - ainda que o "from the Portuguese" remeta duplamente para o nosso Camões: quer no sentido de "à maneira portuguesa", quer no de "a portuguesa" ser a alcunha atribuída à amante pelo amado dada a sua devoção pelo luso vate. (Há pelo menos uma edição portuguesa, sem aspas, na Relógio d'Água).

Exemplar sumptuosamente encadernado em pele gravada a ouro; infelizmente já com uma ligeira falha na lombada, à cabeça, e não conservando nenhuma das faces da capa primitiva.

25€