Editora Exclamação (Agosto de 2023 / Impressão: Rainho & Neves / Grafismo: lina&nando). In-8º de 73, [I], [ii] págs. Br.
A edição baseia-se num manuscrito oferecido por Pascoaes em 1944 que deverá ter-se baseado – ou sido a base – no texto da conferência que sob o mesmo título proferiu, e de que há registo gravado da sua fabulosa leitura; manuscrito que se reproduz em fac-simile, seguindo-se-lhe a transcrição, as traduções de Regina Guimarães (cidade de Eduardo Brito, o já conhecido realizador de cinema irmão do nosso colega e amigo Francisco Brito) de alguns dos poemas da santa de Ávila e de passagens das cartas da não tão santa de Beja, e o referido posfácio.
O texto é basicamente um «remix» d’A Alma Ibérica – que estamos a preparar em edição independente (e logo duas, diferentes: uma em português e outra em castelhano), a que o amarantino misturou outras digressões. Parece coisa feita à pressa, bastante inferior a esse belo texto original de 1942 destinado a servir de prefácio ao Epistolário Ibérico. Ainda assim, a comprar e a guardar.
16€