livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Maria de Lurdes Pintasilgo — Sulcos do Nosso Querer Comum

Sulcos do Nosso Querer Comum (Recortes de entrevistas concedidas durante o V Governo Constitucional) / Prefácio de Eduardo Lourenço

Edições Afrontamento, 1980. In-8º de 150, [2] págs. Br.

O prefácio do ensaísta, «Uma Cristã na Política e a Política Cristã», começava por dizer: “Original no seu perfil mítico, a nossa Revolução esgotou depressa o cabedal de imaginação que parecia destiná-la a exemplo alheio e redenção própria. Só não esgotou a esperança nem os sonhos acessíveis que pareciam tão próximos das nossas mãos frustradas. Sob a decepção, criada a meias pelos que nos falharam as promessas e os que as estrangularam com paciência e método, a viva memória do que foi um momento de fervor colectivo sem igual permanece intacta. Se nada mais a tivesse caracterizado, a experiência governativa de Maria de Lourdes Pintasilgo bastaria como prova dessa memória activa que só espera, como no verso de Sá-Carneiro, o «vento propício» para renascer”. Além da que foi aproveitada para a capa, trabalhada por José Rodrigues e Armando Alves, também são reproduzidas fotografias originalmente publicadas nos jornais onde saíram as entrevistas a encimar cada capítulo.

Exemplar valorizado por uma expressiva dedicatória de oferta manuscrita pela nossa primeira e até hoje única primeira-ministra logo a 1 de Junho de 1980.

17€