“Esta obra foi organizada e dirigida por Ricardo R. de Espírito Santo Silva e pelo pintor Eduardo Malta. As gravuras, composição e impressão são das Oficinas de Bertrand Irmãos Limitada, sob a direcção de Vicente Bertrand e António Marques. As fotografias são de Domingos Bertrand, Mário Novais, Coutinho, Bobone, Correia, Alvão, Biel, Braun, (Paris) Alinari, (Roma) e dos fotógrafos privativos de alguns museus estrangeiros. A edição é numerada e rubricada” por Ricardo Espírito Santo e Eduardo Malta, que a este exemplar atribuíram o n.º 428.
Edição graficamente esmerada, impressa a duas cores sobre bom papel couché e copiosamente ilustrada a p/b e a cores no texto e em belíssimas estampas tipo cliché sobre folhas destacadas – que no exemplar se conservam por inteiro.
Alguns dos textos: "A estatuária das monjas de Arouca" (Reinaldo dos Santos); "Os retratos da sala dos Tudescos (Vila Viçosa)" (Júlio Dantas); "A lição de Columbano" (Varela Aldemira); "Em redor de Soares dos Reis" (Diogo de Macedo); "8 artistas portugueses contemporâneos" - Francisco Franco, Eduardo Malta, Diogo de Macedo, Jorge Barradas, Leopoldo de Almeida, Portela Júnior, Álvaro de Brée, Machado da Luz - e "Como descobri a mãe de Lupi" (Fernando de Pamplona); "4 cartas do Visconde de Menezes" (Guilherme Possollo); "Missão estética" (Raul Lino); "Antecedentes do Bailado Moderno" (Margarida de Abreu).