livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Fialho de Almeida — Lisboa Galante (episodios e aspectos da cidade)

Livraria Civilisação (casa editora de Costa Santos, Sobrinho e Diniz / 4 – Santo Ildefonso – 12), Porto. (1890 – Typographia Elzeviriana). In-8º de 321, [7] págs. Enc.

Edição original de um dos títulos principais da bibliografia lisboeta, com capítulos como «Lisboa velha e Lisboa nova», «As ruas – O demonio da vitrine – Um adulterio côr de rosa», «Amor de velhos», «Sentimental Journey», «A senhora Ministra», «Miss Ellen», etc. Foi um dos primeiros livros do escritor.
 
Exemplar revestido de boa encadernação recente, conservando ainda ambas as faces* da pouco frequente capa primitiva e nessa condição valorizado; o corte das folhas foi carminado à cabeça e aparado por todo.
* (A superior tem uma assinatura de propriedade, a inferior apresenta algumas publicações da editora, com destaque para as de Camilo Castelo Branco, que morreria - ou morrera já? - precisamente em 1890, tendo Fialho vindo de Lisboa ao funeral onde segundo reportou poucas mais pessoas compareceram. Teria vindo também tratar das últimas provas para o livro?)
 
36€