livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Prista Monteiro ― Sonata e Fuga, ou Os Últimos Anos de Vida de José Régio

Sonata e Fuga, ou "Os Últimos Anos de Vida de José Régio vistos pelo seu Médico" (Palestra realizada na Sociedade Brasileira de Escritores Médicos)

Agosto 1976. (Esta 1.ª edição foi oferecida à Biblioteca Municipal de Tomar, terra Natal da família do autor.) (Edição patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura). (Ilustrações em Offset, composição, impressão e fotolitos: A Gráfica de Tomar, 1977). In-8º de 45, [23] págs. Br.

Documento imprescindível da bibliografia passiva regiana, que já ia merecendo a reedição que salvo erro nunca teve, abre por um prefácio de Barahona Fernandes e por outro de Raul Rego, «Lembrança de José Régio», o qual terminava dizendo "Parece-me que a personalidade de José Régio terá neste testemunho do seu médico um dos elementos de melhor interpretação". Segue-se o texto do clínico, rico em apontamentos, embora um tanto excessivo na tese que adianta: a de que Régio se foi «suicidando», deixando morrer, só assim se devendo interpretar a recusa do poeta em ser tratado numa casa de saúde do Porto, preferindo recolher à casa de família em Vila do Conde. São reproduzidos cartas manuscritas e um desenho do poeta, de quem um retrato é também apresentado em folha destacada preliminar.

14€