livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

De um Outro Porto

Bons Livros (2003). In-4º gr. de págs. inums. Enc.

“Quem quiser finalmente manusear o Porto como palimpsesto de sucessivas falas, colocado sobre o mármore do tempo, terá de reverter a este álbum de João Menéres. O sermão da cidade é um contínuo de impulsos e de hesitações, ora visitado pelo sol, ora impregnado pela chuva, realizando a cada trajectória da objectiva uma perspectiva ou um enquadramento, um vazio ou uma projecção. A escrita da Urbe assume-se como substância da sua identidade, trucidada pela rasura ou pelo apagamento, por palavras engastadas ou substituídas, pela inclusão ou pela eliminação de um parágrafo. // Assim funda João Menéres um núcleo de almas, contemplando-nos com um mistério sacramental. Irmãos dessa gente que mora intra-muros, que compra e que vende em remotíssimas lojas onde jamais a luz da manhã penetra, agradeçamos-lhe a chamada, irrecusável chamada, à mesa da comunhão.”
Assim terminava o belo prefácio de Mário Cláudio, «Mysterium Fidey», a este álbum em que os interessantes textos de Júlio Couto entremeiam, como assinalando capítulos, as reportagens fotográficas de Menéres.
O volume, impresso em encorpado papel couché, foi encadernado em tela e revestido de sobrecapa em papel, a qual apresenta algumas marcas de provável deficiente armazenamento – no que constitui o único defeito de um exemplar ainda por estrear.
 
33€