livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Alberto Pimentel — Seára em Flor

Lisboa: Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso (5-Largo de Camões-6) – 1905. (Typ. a vapor da Empreza Litteraria e Typographica / 178, Rua de D. Pedro, 184 – Porto). 2 vols. in-8º de 312, [I], [i] e 365, [I], [ii] págs. Enc.

“Os quatro livros, que se fundiram n’este unico, representam para mim a madrugada da vida litteraria, a alegria de compôr, a pressa de publicar, a ancia de vencer. Elles não tiveram maior publico que o dos estudantes do meu tempo e da minha terra, dispostos ao favor da camaradagem e, portanto, ao applauso immerecido. Tão verdes e generosos como eu proprio, faltava-lhes a competencia para condemnar e, sobretudo, faltava-lhes a vontade de fazel-o. (...) Camilo e Castilho acolheram-me com paternal bondade; Julio Cesar Machado mandou-me carinhosas palavras; de Coimbra, os rapazes da Folha foram tão amoraveis para mim como os estudantes do Porto. / Adeus timidez de principiante; adeus medo do publico, pavor da critica; metti-me denodadamente ao caminho, cantando, como os intrépidos camponezes minhôtos que não sabem trabalhar senão com uma canção a esvoaçar-lhes nos labios”.

Alguns dos textos aqui reunidos, alguns deles ainda hoje lidos com proveito, pelo autor dedicados numa curiosa dedicatória «À Torre dos Clérigos»: «Na vespera de S. João», «No Bussaco», «O morgado do Urgal», «Os sinos d’Alpendurada», «O episodio do burrinho», «Historia d’uma loira», «Por causa da guerra», «Viagem ao Bussaco», «Um escriptor portuguez .. Santo», «Um episodio da vida de Castilho», «Das cartas dos namorados».

Encadernação conjunta dos dois volumes, relativamente modesta, com a lombada em percalina; de nenhum dos dois conservando qualquer das faces da respectiva capa. 

28€