livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

“Certo dia, ouvi bater à porta da minha casa. Fui abrir e eis que se me deparou um soldado muito pouco marcial. Mas o meu espanto foi enorme quando notei que tinha Rilke na minha frente. Era verdade – Rainer Maria Rilke envergara o uniforme militar !  Adivinhava-se imediatamente que se sentia bem pouco à vontade dentro dele. Parecia que o colarinho lhe apertava o pescoço e estarrecia ante a perspectiva de ter de fazer soar os tacões das botas quando forçado a perfilar-se em frente de qualquer superior. O seu velho desejo de fazer tudo com esmero também então se manifestava, levando-o a cumprir impecavelmente todas as ninharias do regulamento militar. Mas esse desejo infundia-lhe uma constante inquietação. / «Não imagina como desde cadete detesto o uniforme militar. Julgava nunca mais o vestir e eis que, agora, aos quarenta anos, sou obrigado a fazê-lo!». O seu infortúnio durou, porém, pouco tempo, felizmente, pois houve quem o protegesse. Submetido a uma benevolente inspecção médica, foi a breve trecho dispensado”. 

(Stefan Zweig, O Mundo de Ontem: Memórias de um Europeu)