livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

António Carneiro ― Solilóquios

1980. (Este livro foi composto, assim como o primeiro, no Porto, na Tipografia Costa Carregal, Lda., onde acabou de se imprimir no dia treze de Junho de mil novecentos e oitenta. A reprodução do auto-retrato de António Carneiro foi feita nas oficinas da Empresa do Bolhão, Lda., da mesma cidade). In-4º de XXII, [VI], [IV] págs. + 71 ff. nums. Enc.

"Destes sonetos póstumos fizeram os filhos do artista uma primeira edição em 1936, limitada a trezentos e vinte exemplares, numerados e que rubricaram. / Esta segunda edição, de quinhentos exemplares, todos numerados, realiza-se no ano do 1.º cinquentenário da morte do pintor", tendo a este exemplar, ainda por estrear, conservando os cadernos por abrir, sido atribuído o n.º 091; com duas manchas de amarelecimento na frente da capa que se deverão provavelmente a alguma cinta editorial que cobrisse a parte em «reserva», tendo em conta que outros exemplares que já vimos as apresentavam também.

De resto com a mesmíssima composição gráfica da edição original, a diferença desta vai para o magnífico auto-retrato do amarantino impresso sobre delicada folha preliminar em anteportada.


25€