livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Olhando para trás vejo Pascoaes

Livraria Portugal, Lisboa. (1971). In-8º de 184, [8] págs. Br.
 
Edição original, já relativamente rara, de um livro que serve de complemento ao Livro de Memórias e a O Advogado e o Poeta que o irmão chegou a deixar (este último, aliás, seria publicado depois – em 1978). Dizia no preâmbulo Maria da Glória, senhora já de avançada idade ao compor estas linhas, usando o mesmo registo ligeiro e engraçado com que as redigiu, “os poetas de hoje não gostam dos versos antigos, tal como eu, que não gosto de todos os versos modernos. Gosto muito, mesmo muito, do Miguel Torga. Sinto-o, compreendo-o. E ainda de outros, como Sofia Andressen [sic], Eugénio de Andrade, Domingos Monteiro, Homem de Mello e Lambert da Fonseca, e poucos mais conheço. / Há um poeta moderníssimo, e porque nos obriga a fazer a pontuação eu me neguei a lê-lo por três vezes e por fim acabei por gostar imenso dele. É o Éluard. Aconteceu-me isso mesmo com a Peste de Camus. Com mais dois passos, vejo-me metida no modernismo, aos 86 anos!” 
Várias folhas ilustradas extratexto sobre papel couché, na da anteportada o busto de Pascoaes esculpido por António Duarte.

Exemplar valorizado por expressiva dedicatória de oferta manuscrita pela própria autora, datada de 25-7-71 (o volume apresenta nota de impressão indicando o mês anterior), Lisboa.


35€