livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Bodas de Ouro no Magisterio (1872-1922) / Teófilo Braga

Livraria Chardron de Lélo & Irmão, L.da (Rua das Carmelitas, 144) – Porto. (Composto e impresso nas Artes Gráficas). In-4º gr. de 72 págs. Enc.

“Passando no dia 22 de junho do ano corrente de 1922 o quinquagenário da entrada de Teófilo Braga para o magistério superior, um grupo de admiradores, discípulos e amigos, [sic] resolveram comemorar êsse facto que tão fecundo foi em conseqùências para a vida colectiva portuguesa”.
Textos de homenagem de, entre outros, Agostinho Fortes, Gabriel Séailles,  João Grave, Júlio Brandão, Philéas Lebesgue (um conjunto de quadras), Marques Braga, António do Prado Coelho (longuíssima exposição: «Teofilo Braga e a sua formação mental»), Tomás da Fonseca, Teresa Leitão de Barros, Serras Pereira (outra extensa exposição), Botto Machado, Mayer Garção (bastante encomiástico, dizia não haver ninguém mais republicano e mais português do que Teófilo, num texto - «O maior dos republicanos» - que terminava “Para se ser um republicano perfeito é necessário desprezar todas as vãs ostentações que tanto agradam às estéreis e mesquinhas vaidades. Andar coberto de penduricalhos é não ter a noção exacta da dignidade republicana. Pavonear-se com distinções de origem monárquica é ter em pouco aprêço a altivez do cidadão, cuja distinção máxima é ter sabido conquistar ou conservar a liberdade. A arrogância, o prazer da lisonja, as aparências despóticas, invalidam o carácter republicano, ou, pelo menos, desnaturam-no. Teófilo Braga é, nos tempos modernos, a imagem do Cincinatus romano que com tanta simplicidade guiava os destinos do seu país como a charrua dos seus campos”) e Magalhães Lima, organizador do volume. Em folhas destacadas reproduzem-se uma caricatura do homenageado composta por Eurico Valença e uma fotografia de conjunto com os seus alunos tirada justamente em 1922, completava ele 80 anos.

Exemplar revestido de encadernação em estilo semi-amador com cantos e lombada em pele debruados e demarcados a ouro. Ambas as faces da capa de brochura preservadas.
 
30€