1.º milhar ——— 1926. (Composto e impresso na tip. da Casa de Obras de O PRIMEIRO DE JANEIRO). In-8º de 94, [2] págs. Br.
Livrinho consideravelmente raro, consideravelmente desconhecido e consideravelmente interessante, gracioso roteiro narrativo pelas ruas e instituições da cidade, composto pelos irmãos Diogo e Eduardo de Sousa Lima; e ilustrado na capa por ainda mais um Lima, João:
Porto em Fralda, escrito ao correr da pena e sem pretensão a litteratura ou humorismo, tem por fim, caros leitores e presadíssimas leitoras, demonstrar, em linhas rápidas e sem obsecação de bairrismo o que é a Invicta e Sempre Leal Cidade da Virgem, áqueles que simplesmente a conhecem de nome... Por isso, os seus autores, tripeiros de gema, procurando enaltecer o que de bom existe neste querido Pôrto, de tradições as mais belas, não deixarão, no entretanto, de condenar, pondo a claro, a hedionda podridão que ao transeunte se depara a cada passo, por essas ruas fora, graças à inércia dos dirigentes da C. M. P., que lançaram ao abandono esta laboriosa Cidade, donde brotaram os principais rasgos de heroismo e os primeiros gritos de liberdade (...)