livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Eça de Queiroz Entre os Seus

Eça de Queiroz Entre os Seus (apresentado por sua filha) / Cartas Íntimas (3.ª edição)

1958 / Lello & Irmão – Editores (144, Rua das Carmelitas) – Porto. In-8º de 441, [3] págs. Enc.

Publicada por iniciativa principal da filha Maria, de quem são também as notas explicativas e parafrásticas que entremeiam as cartas, o livro foi, salvo erro, a primeira recolha sistemática da correspondência entre Eça e a mulher Emília (que tinha, como correspondente, a sua graça...); no âmbito da profusa série de edições que saíram nesse ano (58) do centenário do nascimento do romancista. Recorde-se que a mesma Lello publicaria já no final do século um álbum monumental (Correspondência Epistolar), também várias vezes reeditado, organizado por Campos Matos a partir daqui.
As epístolas, por ordem cronológica, foram enquadradas nos capítulos «Noivos (um desenho luminoso)», «Bristol (A afeição e dedicação de uma vida inteira)», «Paris (Felizes aqueles que não precisam de andar longe de quem amam)», «Neuilly (Arte e Amor com A grande)», «Avenue du Roule (...um cantinho de fogão...)» e «Trágico 1900 (Recolho a Paris)».

O volume foi coberto de uma boa e modesta encadernação em percalina, que porém suprimiu a (embora desinteressante) capa de brochura.
 
14€