livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Projecção: Cadernos de Cinema

Edição do Clube Português de Cinematografia / Cine-Clube do Porto. 1949-1954. 4 vols. in-8º gr. de 81, [3]; 91, [9]; 111, [7]; e 120, [8] págs. Br.

É, salvo erro,  a colecção completa da primeira publicação que no país séria e integralmente se consagrou à Sétima Arte, em iniciativa do então novel Cine-Clube portuense, bem ilustrada no texto e em folhas à parte, não numeradas, de papel couché; hoje já invulgar, sobretudo quando assim, inteira. O primeiro volume/número, «Modernas Tendências do Cinema Europeu», é de 49 e recolhe textos de Manuel de Azevedo, Henrique Alves Costa, Júlio Gesta, Jacques Bourgeois e Georges Sadoul, entre outros, agrupados nas secções «Cinema Francês», «Cinema Italiano» (com uma já assinalável panorâmica sobre os inícios do neo-realismo), «Cinema Inglês» e «Cinema Suíço». O segundo, também de 49, foi dedicado a Chaplin, integrando contribuições de, por exemplo, Roberto Nobre e António Brochado, além dos mesmos Azevedo, Gesta e Alves Costa. O terceiro, de 51, é um longo e importante ensaio ainda de Manuel de Azevedo em «perspectiva do Cinema Português», fundamental até agora para quem quer que estude a nossa primeira filmografia. O quarto e último, já de 1954, «o cinema e a criança», contou com a colaboração de Ilse Losa, Manuel Campos Pina, Maurice Bachet, Henri Michard, Henri Wallon, Luís Neves Real, Alves Costa, Mário Bonito e Mário de Vasconcelos e Sá.
Mais tarde, a série continuaria noutros figurino e formato, apenas sob o título «Cadernos de Cinema», com alguns títulos independentes de, por exemplo, uma vez mais Manuel de Azevedo («À Margem do Cinema Nacional») e Neves Real («Cartas Abertas aos Senhores Deputados da Nação em Defesa do Cinema»). Esses dois, apresenta-se a seguir.

Exemplares ainda muito razoáveis, salvo só alguma usura das capas.
 
75€, preço conjunto.