livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Elliot Paul — Aquela Rua em Paris

Aquela Rua em Paris
(Tadução de Moacyr W. de Castro)

Edição da Livraria do Globo, Pôrto Alegre. (1944). In-4º de 325, [1] págs. Cart.

Uma pequena rua no coração de Paris, a Rue de la Huchette, é o único lugar do mundo que se pode apontar como a “casa” dêsse nômade incorrigível que é Elliot Paul. Ali viveu êle durante dezoito anos, interrompidos por breves ausências. E ali colheu o material para o seu livro inolvidável (...) Aquela Rua em Paris é um livro incomparável, constitui um género único, que não teve precursores nem terá imitadores, porque jamais se repetirá o conjunto de circunstâncias que precipitou o destino dos moradores da Rue de la Huchette e, com o dêles, o do mundo”.

Nunca editado em Portugal, embora no Brasil o fosse logo no ano da edição original, em suma uma daquelas lacunas nas quais o nosso mercado editorial sempre foi pródigo – é um romance cheio de apontamentos de interesse, incluindo históricos, acerca da principal cidade do mundo desde a Antiguidade até à ocupação nazi terminada precisamente em 1944; e que romanceando muito pouco dedica capítulos inteiros à fervilhante vida artística das galerias, aos surrealistas e ao seu breve namoro com o PCF, à presença dos soldados norte-americanos, etc.

Exemplar com nota de compra a lápis indicando «Ferreira» (a livraria portuense Manuel Ferreira) por 20€, preço que perfeitamente se justifica mas que vamos baixar por considerarmos que a cartonagem executada pelo anterior proprietário – devoto da cultura francesa – o desvalorizou um tanto, embora conserve coladas ambas as faces da capa original e até ambas as badanas.


14€ (reservado)